Benefícios do leite

Alimento presente no seu dia a dia, o leite é o primeiro nutriente dos mamíferos e continua sendo benéfico por toda a vida.

O materno, recomendado como única fonte alimentar ao bebê, até os seis meses, contém alto teor de lactose (açúcar) e menos teor de proteína que o de vaca. Além de ser uma fonte rica de proteína animal, o leite de vaca fornece uma grande quantidade de cálcio, mineral responsável pela formação óssea do corpo.

Derivados que podem substituir o leite.

A ingestão de derivados como queijos e iogurtes, por exemplo, pode substituir o consumo do leite puro e ser feita diariamente. Para ter uma dieta equilibrada, o grupo dos laticínios deve estar presente diariamente na alimentação em cerca de três refeições. As crianças merecem atenção redobrada, pois o crescimento delas está intimamente ligado à quantidade de cálcio, vitaminas e minerais ingeridos até os sete anos. Para os adultos, que desenvolvem a massa óssea até os 30 anos, é preciso ter mais atenção com a quantidade de cálcio ingerida, já que a perda se torna maior que o ganho. Neste caso, é recomendado o consumo do leite desnatado.

Tipos de leite.

Leite de vaca: pode ser de três tipos (A, B e C). O tipo A tem mais gordura e menos proteína que o tipo B. O tipo C contém cerca de 3% de gordura e é utilizado para a fabricação de queijos e outros derivados do leite.

Leite de vaca funcional: Os mais comuns são os enriquecidos com vitaminas e outros minerais, como o ômega 3, e os que contém baixo teor de lactose, ideais para pessoas sensíveis à substância.

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